quinta-feira, novembro 05, 2009

Viagem a Varsóvia

Ora bem, é verdade que os dias passaram muito rapidamente, e, por isso, as histórias também são poucas. Nestes dias que não são mencionados, ocupámos o tempo da seguinte maneira: 50% dormir; 25% internet; 10% comer; 7,5% noite; 5% shopping; 2,5% aulas.

24 Outubro, 2009 - A Nicollini fez anos, e o pessoal de Erasmus juntou-se e cantámos-lhe os parabéns em várias línguas.



Passado umas horinhas dos festejos, partíamos nós os 4 (Eu, Ruben, Smile e Tiago) para Varsóvia. Eram 6 da manhã:



Dentro do comboio, não se passou nada de importante visto que cada um foi a roncar para seu lado. Tirando a parte em que o Tiago ia sempre a dormir para cima de uma rapariga até que ela se levantou e veio para o hall do vagão e veio o resto da viagem a pé. Em 3h e pouco de viagem pusémonos em Varsóvia, a capital. Saímos da estação, um pouco à nora, como já é costume, e qual foi o primeiro 'monumento' que vimos? Um shopping! (ahah), ora bem, um dos primeiros objectivos estava cumprido: conhecer um shopping. Após uma volta ao edíficio central, decidimos ir até ao Hostel. Pois, mais uma tarefa complicada, não sabíamos onde estavamos e para onde tínhamos que ir. Lá encontrámos um mapa, e fomos na única linha de metro que havia para aquela zona. À saída da estação do metro, o problema repetia-se: esquerda? direita? em frente? Lá optámos por apanhar um taxi, porque estávamos perto, não ia ficar caro a dividir pelos 4. O taxista lá nos levou até ao destino, e eu contei os KM, tinham sido 3... ou seja, a 2,20zl o km dava 6,60zl... pois, como não falávamos a mesma língua que ele, ele lá nos cobrou 15zl. Começavam cedo as 'gorjetas'.
Ao entrarmos no Hostel, mandamos o Tiago esconder-se lá na esquina, enquanto faziamos o Check-In. Só tinhamos feito a reserva para 3 e íamos tentar que o Tiago entrasse para o nosso quarto, mas como vimos que o Hostel APARENTAVA (depois vão perceber porquê o CAPS) ter alta segurança, decidimos fazer as coisas direitinhas e pedir um quarto para os 4.
Cansados da viagem, e ainda só com as horas da viagem de sono, ficámos a dormir um bocado pelo Hostel antes de irmos conhecer a cidade. Quando fomos conhecer a cidade entrámos num autocarro e por lá fomos à procura da melhor paragem para sairmos. Ao fim de algum tempo dentro do autocarro, e depois de dizermos umas asneirolas valentes, em português, para ninguém nos perceber, disse ao Tiago para perguntar à rapariga que ia ao lado dele o nome da paragem em que devíamos sair, e ela lá lhe respondeu. Quatro paragens antes da nossa, a rapariga quis sair, e como o Tiago estava à frente dela, ela vira-se para ele e diz: 'Com licença'! O Tiago parou logo, e começou a falar com ela em português. Ao vermos o Tiago a falar com essa polaca começámos logo com as nossas bocas: 'Ui, o Tiago já fez mais uma amiga' (Smile), 'E ri-se toda tola' (Eu). É claro, que nós ainda não sabíamos que ela falava português, até que ela vira-se para nós: 'Têm que sair daqui a 4 paragens. Adeus'! Se houvesse ali um buraco, era onde nos tínhamos enfiado (ahaha).
Depois de mais um episódiozinho, lá saímos onde ela nos disse e fomos até ao posto de turismo. Delá trouxemos algumas recordações que 'caíram' no bolso sem ninguem ver.
Estava a ficar tarde, e a fome já se fazia sentir. Fomos então comer a uma pizzaria. Mal entrámos, o Ruben assustou-se, quando viu um cão a comer à mesa com os donos. Lá o conseguimos convencer a comer naquela pizzaria, mas ainda nos rimos à conta do cão à mesa. Pois bem, depois de comermos tranquilissimos as pizzas e as lasanhas, a conta veio para a mesa. Até aqui tudo bem. Cada um sabia o que tinha consumido, cada um fez as contas e pôs o dinheiro certo no prato. Após duas ou três contagens, o dinheiro continuava a não bater certo com o preço total. Depois de vermos com mais calma o talão, vimos que tinha lá um truque qualquer que dizia que se a conta passasse os 50zl, era acrescentado 10% ao preço final - a famosa da 'gorjeta' - 11,2zl!
Saímos da pizzaria e fomos tentar ver mais alguma coisa da cidade, mesmo já estando de noite e a chover. Já tinhamos visto a parte mais antiga do centro e queriamos ir ver a parte mais recente, só que não sabíamos por onde ir. À saída de uma igreja, vimos uma rapariga, e fomos até ela para lher perguntar onde era, e como podíamos ir para a parte nova. A reacção dela foi simples, depois de ver 4 rapazes, com o capucho na cabeça e a ir em direcção a ela, meteu a mão à carteira e pôs-se a andar dali (ahaha).
Cansádos já de apanhar chuva, decidimos ir para um sítio abrigado: SHOPPING! E mal nós sabíamos que conseguíamos secar a roupa de borla, no ar condicionado! (ahah, o típico tuga que se desenrasca em qualquer lado).



Depois da roupa estar apresentável fomos até ao Hard Rock Café, e delá fomos para o Hostel.
Lembram-se do nosso medo quanto à segurança? Estavámos muito enganadinhos. Simplesmente, chegámos ao hostel, pedimos a chave a um recepcionista diferente, e ele sem pensar duas vezes deu-nos a chave! (ou seja, o Tiago bem que podia ter entrado sem ninguem dar conta e tínhamos ido para um quarto mais pequeno e mais barato. As gorjetas no seu melhor :D).

25 Outubro, 2009 - Depois de fazermos o check-out no hostel, e sem tomar o pequeno-almoço, vimos que havia uma máquina de chocolate quente, café, capuccino... etc. Bem, aquilo estava tudo em polaco, lá tentámos perceber o que cada coisa significava. Mais uma ideia de cacá! É claro que saiu asneira. O que nós pensávamos que era o botão do açúcar, era o botão da temperatura. O meu chocolate quente quase derretia o copo (ahah). Ao fim quase de 5minutos a deixar aquilo arrefecer lá consegui beber, e logo aseguir entrámos no autocarro para irmos conhecer o mesmo da noite anterior, mas agora de dia. Desta vez, em vez de sairmos na mesma paragem, decidimos parar umas mais à frente, e depois fazer o caminho todo para trás a pé. Chegámos à paragem que devíamos sair, e íamos todos distraídos, até que eu e o Smile nos levantámos a correr e gritámos para os outros dois para sairem. Conseguimos sair os dois... e o Tiago. O Ruben tinha ficado preso no autocarro. Porquê? Porque o Tiago levantou-se e parou em frente à porta à espera que ela se abrisse sozinha, e o Ruben ao ver e como estava por trás dele, carregou no botão. Só que com aquele impasse todo, só deu para sair um, e o Ruben quando ia para sair as portas fecharam-se e ele continuou até à outra paragem, e nós esperámos por ele no mesmo sítio.
Voltámos a fazer o percurso todo só que desta vez a pé, deu para conhecer um pouco mais de Varsóvia.



Depois de tudo visto, voltámos para os lados do shopping e da estação, para o Tiago puder comprar o bilhete de comboio para regressar a Poznan. Sim, porque ele decidiu às 2h da manhã ir connosco para Varsóvia no comboio das 6h da manhã. Mais do mesmo, na estação a senhora não sabia falar inglês, então ele pediu à rapariga que estava atrás dele para o ajudar a traduzir para a senhora entender o que ele queria. O mesmo será dizer que ele arranjou mais uma amiga, e pediu-lhe logo o número de telemovel e ficou a saber que ela era de Cracóvia.
Ora bem, já fartos de fast-food, tentámos procurar no shopping alguma coisa diferente: asneira! Somos demasiado fiéis ao McDonalds (ahah), mas como não havia, fomos ao KFC. Enquanto eu e o Smile comemos no KFC, o Ruben e o Tiago queriam algo diferente, então foram ao 'Subway' (uma espécie de casa das sandes). Mais valia terem ficado quietinhos e terem vindo comer connosco, além de o Ruben ter pago 14zl a mais sem explicação (gorjeta!) o Tiago pediu uma sande de frango, que vinha sem frango (ahah).
Já com a barriga cheia, fomos então para a estação para apanharmos o comboio. Desta vez tinhamos lugares marcados, e lá fomos nós à procura deles. Chegámos aos nossos lugares e estavam ocupados por um casal com um filho. Tentámos perceber o que se passava, e a senhora dissenos que tinha feito confusão nos números mas que os lugares dela estavam vagos e que podiamos ir para lá. Sentímo-nos mais aliviados assim porque não iamos com o 'puto' ao nosso lado. Cagada feita! Não íamos com o puto, mas tínhamos outra prenda nos outros lugares: um boxer que ia deitado e ocupava todo o chão da cabine. O Ruben mais uma vez viu a vida dele a andar para trás (ahah). A senhora que tinha feito a confusão perguntou-nos se podíamos ficar lá para não ter que andar com as malas outra vez de um lado para o outro. Tivémos que mentir, tivémos que dizer que o Ruben era alérgico a cães e que não podia ficar naquele lugar. A senhora lá compreendeu e mudou, e nós fomos para os nossos lugares para dormirmos mais umas horinhas valentes.

1 comentário:

  1. Esse Tiago já fechava a boca e parava d s babar pra cima das pessoas:)

    E a velha a cagar no jardim:)como t pudest esquecer:)..pois realmente, mais vale esquecer aquela imagem assustadora logo à chegada do hostel:)

    ResponderEliminar