sábado, outubro 17, 2009

Partida de Portugal

Boas, para começar com este blog escolhi esta fotografia, que foi tirada ainda antes de entrarmos no avião com destino a Frankfurt. Foi aqui que começou a nossa longa viagem. Após termos deixado 'para trás' a família e os amigos, tínhamo-nos agora uns aos outros dali para a frente. Para quem não conhece, passo às apresentações: Nuno Coelho - eu - (à esquerda, de verde); Pedro Moutela (ao centro, de branco); Ruben Afonso (à direita, às riscas); Luis Vaz (em cima, de branco); Nicollini Chaves (em baixo, de preto); Somos os 5 estudantes na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, na licenciatura de Educação Física e Desporto Escolar e actualmente frequentamos o 3º ano.
O nosso processo contudo não foi facil. Ao início nem eu estava com ideias em ir de Erasmus e os namorados (Luis e Nicollini) pensavam em ir sozinhos. Depois que aceitei o desafio, juntamente com o Smile e o Ruben, a nossa 1ª escolha foi Hungria, enquanto que o Luis e a Nicollini pretendiam ir para a Grécia. Nada disto aconteceu! Com um erro informático à mistura, fomos colocados em Poznan (Polónia) a nossa 2ª opção, enquanto que o Luis e a Nicollini estavam para Wroclaw (Polónia). Após algumas conversações com o coordenador de Erasmus, eles conseguiram ser colocados em Poznan também.
Depois de todos os emails e todos os documentos tratados (pois faltava sempre alguma coisa) o dia da viagem chegou! Aposto que para qualquer um de nós, o dia 23 de Setembro de 2009 vai ser sempre recordado como o dia em que saímos de Portugal com o objectivo de ir estudar para outra Universidade fora do país. É claro que não foi o objectivo de ir estudar que nos criou interesse, mas isso são outros assuntos que mais tarde vocês vão ver!

23 Setembro, 2009 - Visto que o voo foi ás 6.45h e como tinhamos que estar no aeroporto por volta das 5h, optámos por não dormir nessa noite. Por volta das 5h já estávamos todos no aeroporto e prontos a ir para o check-in, e assim foi. Começámos logo com o pé direito, numa viagem em que a mala do porão tinha peso máximo de 20Kg, a Nicollini tinha 27Kg, o Luís tinha 25Kg, eu com 23Kg, o Smile tinha 20Kg e o Ruben com 17Kg. Começámos logo aí a pagar pesos extras (que mais tarde vamos chamar de 'gorjetas'). Ultrapassada essa fase do check-in, estávamos prontinhos a ir de malas aviadas para bem longe dali. De estranhar foi não ter acontecido nada no detector de metais, mas ainda bem! Faltava perto de 1h para o voo quando nos sentámos à beira da 'Gate' do nosso avião. Antes de entrarmos houve tempo para tirarmos esta foto de grupo (e claro para uma última ida ao WC!). Ao entrar no avião, a euforia era o 'prato principal' e o grupo estava criado!! Para mim e para o Smile, uma nova sensação, para os outros, mais uma viagem. Como se fosse um reporter, o Luis filmou o momento da descolagem (como sempre, a fazer figurinhas! haha). Íamos ali na companhia de meia dúzia de portugueses, e na maioria alemães. Este 1º voo que apanhámos teve como destino Frankfurt, e aí chegámos sãos e a salvo. Enquanto estávamos no aeroporto de Frankfurt, começámos a achar estranho estarmos num sítio que supostamente era o de entrada para o 2º voo (para Berlim) e não estar lá ninguem, nem o avião (é que se fosse uma coisa pequenina de ser ver, mas não!). Um bocado atrapalhados com aquilo eu e o Ruben tentámos ir perceber o que estava a acontecer, o mesmo será dizer, tentámos ir perceber se conseguiamos decifrar alguma palavrinha em Alemão: missão falhada! (haha) Tivemos que, pela primeira vez, pôr o nosso inglês em prática com uma menina da Lufthansa que estava num balcão: missão cumprida, a porta do nosso voo estava trocada! (haha, por pouco não ficámos logo ali a pé!). Segunda descolagem (mas desta vez sem paparazzi's). Sobre esta 2ª viagem ? Ui! Foi feita num abrir e fechar de olhos, mas sei que o meu sono foi interrompido pela turbulência, o mesmo não acontecendo com o Smile que nem sequer sentiu nada. Para terminar em beleza, porque não uma aterragem assim mais brusca? Dito e feito! Mais um bocado e tinhamos mandado com a cabeça nos joelhos. Ora bem, estávamos já no aeroporto de Berlim e nada tinha acontecido às nossas malas. Acabadinhos de chegar, a pergunta foi: 'E agora?'. A única coisa que sabíamos era que tinhamos que apanhar um comboio que nos ia levar até Poznan, ou seja, mais uma tarefa complicada pela frente. À nossa volta, era só o aeroporto e taxis, e nós sem uma morada, sem um simples nome da estação, sem nada, caídos de pára-quedas completamente. A juntar a essa confusão toda, tínhamos o facto e sermos 5, o que nos impossibilitava de andar num taxi normal. Assim que vimos uma carrinha e 9 lugares Taxi, corremos para ver se nos podia ajudar. O taxista desde logo disse que não havia problema nenhum e que nos levava até à 'Main Station', o que é certo é que ele nos levou a dar uma grande volta por Berlim, contou a história de tudo por onde passamos, conhecia alguns clubes de Portugal e foi bem porreiraço. Chegámos à tal estação de comboios, e dava cerca de 5€ e qq coisa a cada um (deixámos mais uma gorjeta - {ainda dizem que estamos em crise!}). A última coisa que pedimos ao Jochen (taxista) foi que nos tirasse uma foto:

(Por hoje fico por aqui, mas amanha espero voltar já com o resto da nossa aventura)